História do Grupo

A sigla VAG vem de VW/Audi Group. No fundo o nome verdadeiro é Grupo Volkswagen, ou simplesmente Volks, traduzido "carro do povo", é um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, com sede mundial na cidade de Wolfsburg, Alemanha.

A origem da empresa remonta a 1930 na Alemanha, e ao projecto de construção do automóvel que ficaria conhecido na Alemanha como "Käfer", em Portugal como "Carocha" e nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, como "Beetle". O desejo era de  criar um automóvel barato, que qualquer pessoa pudesse comprar através de um sistema de poupança voltado para sua aquisição. O engenheiro encarregado de desenvolver o modelo foi Ferdinand Porsche (1875-1952), apesar de grande parte de seu desenho ter sido inspirado nos carros desenvolvidos por Hans Ledwinka para a empresa Tatra.

Após 1948, a Volkswagen tornou-se um importante elemento simbólico e económico da recuperação da Alemanha Ocidental. Em 1964, ocorre a aquisição da Audi/Auto-Union pelo grupo Volkswagen. A Audi detinha os conhecimentos tecnológicos sobre tracção dianteira e motores refrigerados a água, que a Volkswagen tanto necessitava para produzir um sucessor de seu "tipo 1". A influência da Audi abriu caminho para uma nova geração de automóveis: Polo, Golf e Passat.



Fonte: Volkswagen Autoeuropa